O Programa UT Austin Portugal tem 400 mil euros para financiar projetos de investigação

October 18, 2020. Programa UT Austin Portugal é uma parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Texas em Austin

O Programa UT Austin Portugal vai apoiar oito projetos de investigação que estimulem e promovam a competitividade e a capacidade de inovação nas áreas de Computação Avançada, Física Médica para Terapias Emergentes de Cancro, Nanomateriais para Novos Mercados e Interações Espaço-Terra. No total, estão disponíveis 400 mil euros para financiar instituições de investigação portuguesas. O período para apresentação de candidaturas termina no dia 17 de novembro.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) tem a decorrer um concurso para financiamento de projetos de investigação exploratórios, no âmbito do Programa UT Austin Portugal. O objetivo é apoiar o trabalho conjunto de investigação entre equipas de entidades não-empresariais do sistema tecnológico e científico nacional e da Universidade do Texas em Austin.
“Procuramos projetos científicos disruptivos, de alto risco, mas com um elevado potencial de progressão e impacto, que envolvam a participação de pelo menos uma entidade portuguesa e um parceiro da Universidade do Texas em Austin”, avança Andreia Passos, Diretora Executiva do Programa UT Austin Portugal,
Segundo explica a responsável, alguns dos tópicos elegíveis podem ir desde o desenvolvimento de modelos, linguagens de programação ou algoritmos, no caso da área de Computação Avançada, até a investigação relacionada com sensoriamento remoto dos oceanos, com recurso a satélites, exploração do mar profundo ou ciência computacional e engenharia para a próxima geração de naves espaciais, no caso da área de Interações Espaço. Relativamente à área de Física Médica, incluem-se tópicos sobre terapias emergentes de cancro, nomeadamente, terapias de protões. Quanto à área de Nanomateriais, poderão ser aceites candidaturas que foquem, por exemplo, o desenvolvimento de nanomateriais para aplicação em setores como espaço, tecnologias de informação ou energia.
Podem candidatar-se Instituições de Ensino Superior, respetivos institutos e unidades de I&D, Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal, Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica. O concurso apoiará projetos exploratórios, na modalidade de projetos individuais ou em co-promoção, pelo período máximo de 12 meses e financiamento não superior a 50.000 euros por projeto. Os projetos aprovados serão financiados por fundos nacionais através do orçamento da FCT. A dotação orçamental do Programa na UT Austin assegurará a participação das equipas de investigação norte-americanas com níveis de financiamento equivalentes aos das equipas de I&D em Portugal.
Mais informação sobre o concurso aqui.
O Programa UT Austin Portugal assinala, este ano, o seu 15º aniversário e, como marco das celebrações, organiza amanhã, dia 19 de outubro, a sua Conferência Anual. Este ano, o evento promoverá a discussão em torno dos temas relacionados com a Diplomacia Científica e a forma como este tipo de parcerias internacionais pode contribui para a mesma. A iniciativa contará com a participação de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Madalena Alves, Presidente da FCT, e José Manuel Mendonça, Diretor Nacional do Programa e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC. O evento decorrerá no CIIMAR e terá transmissão em direto no canal do YouTube do Programa UT Austin Portugal.

Sobre o Programa UT Austin Portugal
O Programa UT Austin Portugal, uma parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Universidade do Texas em Austin, ao abrigo da iniciativa do Governo Português GoPORTUGAL – Parcerias Globais de Ciência e Tecnologia para Portugal, comemora, em 2022, o 15º aniversário. Coordenado desde 2018 pelo INESC TEC, o Programa tem como objetivo promover o conhecimento em áreas emergentes da Ciência e Tecnologia, através do apoio à investigação, formação avançada, transferência de tecnologia e inovação.
Ao longo dos últimos 15 anos, esta parceria contribuiu para a criação de um ecossistema de inovação transatlântico, aproximando e promovendo a colaboração entre universidades, institutos de investigação e empresas de Portugal e da Universidade do Texas, com principal destaque para UT Austin.
Desde a sua fundação, em 2007, o Programa já envolveu mais de 50 instituições, mais de 300 estudantes e investigadores, financiou mais de 70 projetos ao longo da cadeia de valor, apoiou a capacitação de vários gabinetes de transferência de tecnologia da academia em Portugal e o desenvolvimento, via exposição internacional, de diversas empresas de base científica e tecnológica entre as quais se contam unicórnios como a Feedzai ou a Sword Health.
O Programa encontra-se neste momento na Fase 3, iniciada em 2018 e com término em 2023, promovendo iniciativas de formação avançada e I&D centradas em quatro áreas científicas principais: Interação Espaço-Terra, Computação Avançada, Física Médica, e Nanotecnologia, às quais se junta a área transversal de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, que sucede à rede UTEN (University – Technology – Enterprise Network).

Desde 2018, o Programa já financiou cerca de € 21,9 M em projetos de investigação exploratória e industrial, em tópicos que vão desde o desenvolvimento de novas terapêuticas para o cancro, passando pela criação de revestimentos baseados em nanomateriais para aumentar o tempo de vida de ferramentas de produção utilizadas em indústrias altamente exigentes, ou a reconversão de plataformas petrolíferas em estruturas de produção de energia eólica offshore.

For further inquiries:

Elsa Carvalho

Communication UT Austin Portugal
elsa.carvalho@inesctec.pt
M +351 934 224 331
https://utaustinportugal.org/